FAZENDA AGRO D.

BOTUCATU-SP

PERFIL DE DESEMPENHO SOCIOAMBIENTAL

ECOLOGIA DA PAISAGEM E EFICIÊNCIA TECNOLÓGICA

A dimensão Ecologia da Paisagem e Eficiência Tecnológica refere-se à interface do estabelecimento rural com o ambiente natural, e os possíveis efeitos da atividade, e da eficiência das tecnologias aplicadas em avaliação, sobre o estado de conservação dos habitats, abrangendo aspectos como: Consumo de água, uso de insumos agrícolas, uso de insumos veterinários e matéria-prima, consumo de energia e reuso.

QUALIDADE AMBIENTAL

A dimensão Qualidade Ambiental inclui a Qualidade da Atmosfera, a Qualidade da Água e a Qualidade do Solo, compondo um conjunto de indicadores adequado a visualização destes aspectos da produção. Amostras de água e solo podem ser selecionadas de forma a caracterizarem as situações anteriores (ou fora da influência) e posteriores (ou sob influência) das atividades produtivas em estudo.

VALORES ECONÔMICOS

A dimensão Valores Econômicos apresenta as matrizes de ponderação que envolve informações sobre a renda do estabelecimento, segundo a estabilidade, a segurança e a evolução do montante líquido; a diversidade de fontes e a distribuição da renda entre os envolvidos nos processos produtivos. Dados sobre endividamento, evolução no valor da propriedade e qualidade da moradia completam esta dimensão.

VALORES SOCIOCULTURAIS E RESPEITO AO CONSUMIDOR

A dimensão Valores Socioculturais e Respeito ao Consumidor abrange considerações sobre a qualidade de vida dos residentes na propriedade, incluindo acesso à educação, serviços básicos, esporte e lazer, padrão de consumo, conservação do patrimônio e a características relativas ao emprego, como qualidade, incluindo benefícios; segurança e saúde ocupacional; e oportunidade de emprego local qualificado.

GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO

A dimensão Gestão e Administração apresentam as matrizes que considera a dedicação e o perfil gerencial do responsável pelo estabelecimento rural; as condições de comercialização; o destino, reciclagem e tratamento dos resíduos produzidos e insumos químicos, e o relacionamento institucional do estabelecimento. Esta dimensão se correlaciona fortemente com o índice integrado de sustentabilidade.